Vereadores do RJ - cariocas, estamos perdidos!

As vésperas do nosso direito obrigatório, exemplo máximo de democracia, como muitos outros cidadãos, ainda não escolhi meu(minha) candidato(a).

Já tracei metade do caminho: sei em quem não vou votar.

Acabei de fazer uma visitinha ao site da Folha Online (porque no site do TRE-RJ foi impossível achar algum link com a lista de nossos pretensos vereadores) e logo dou de cara com "1º Tenente". Já começou mal. Pra que votar num tenente, que ficará por 4 anos recebendo os tubos de meu suado imposto (outro exemplo obrigatório da democracia) enquanto a função da tenência ficará em falta? E o que é pior.. continuará recebendo seus soldos do meu imposto obrigatório. Da mesma forma, elimino da minha lista capitães, coronéis, bombeiros e funcionários públicos.

Logo após dou de cara com um "Abacadabra". Sei que precisamos de algumas mágicas para fazer do RJ nossa cidade verdadeiramente maravilhosa mas... Abacadabra
(??). Um belo dia, estarei passeando por este mundão de meu Deus e alguém me pergunta: quem é o seu vereador? Com um nome desses, ficarei até acanhada em responder qualquer palavra mágica. Esse (ou essa, sei lá...) não vai carregar meu voto.

Seguindo a mesma lógica de raciocínio dada aos tenentes, descarto a sequência quase infinita de "Dr" e "Dra". É que esses candidatos assumem explicitamente que só vão cuidar de seus próprios interesses. Meu Rio precisa de mais, muito mais. Pra ser vereador não precisa ser dotô, basta um pouquinho de amor pela cidade.

Assombrada, descubro vários amigos que nunca me serviram um cafezinho sequer: "Amigo" seguido pelo nome do candidato, nome do candidato seguido por "O Amigo", candidato tal "É Amigo". Tem um que além de amigo é "Irmão" - ou vice-versa, não conheço mesmo...

Muitos candidatos tentar ser criativos, acrescentando a profissão no nome, numa descarada tentativa de conquistar os votos dos colegas. Estão na minha lista, junto com os "Drs" e "Dras": tem taxista, radialista, anti-multas (sabia nem que isso existia... coisas do RJ), cabeleireiro, despachante, enfermeira. Os que não possuem função definida apelam para o local de trabalho: "da Seabra", "da farmácia", "do açougue", "do salão", "do gás", "da Faferj", "do Engenhão" e de tudo que é lugar que você possa imaginar, até "da Central" (e são tão poucas as opções deste local)

A família nunca esteve tão unida, os avós entraram na moda: é "Xodó da Vovó" de um lado, "Zé da Vó" do outro. Os próprios "Vovô" e "Vovó" estão lá, só não sei de quem, provavelmente do "Pai dos Quadrigêmeos", que por sua vez, deve ser sobrinho de algum "Tio" ou "Tia" concorrente.

Como dizem que todo brasileiro é apaixonado por futebol, não podiam faltar os candidatos que, como Lula, acham que política é a mesma coisa que futebol. Tem o fulano "Vascão", o ciclano "Fogão" e o débil mental "Flamengo". O Fluminense ficou livre desse mico.

Tem os que se acham a solução de todos os males: "É Jóia", "Já É", fulana "Glória de Deus", "O Seu Querido", "100%", "Popular Baixinho". Sabe aquila piadinha que tem que adivinhar o que começa com C e tem um buraco no meio? Pois é, o "Cd" também é candidato. Esse nasceu pra ser metido!

Tem aqueles que mais parecem alcunhas de bandidos: Bigode, Filé, Kiko, Fininho, Kito, Totó, Tunico, Jerominho, Tuninho, Didigo, Bocão, Kikito, Serjão, Bom Malandro, Neguetão, Fogo Puro, o Abençoado, Kid, Furacão, Van-q-vem (desse jeito mesmo)... O que podemos esperar desses candidatos?

O pior de tudo: temos que decidir por algum candidato decente ou corremos o risco de ser defendidos por um "Gabiru" qualquer...

Valha-me, Deus!!
Livrai-nos destes males, amém, que-já-vão-tarde!!

Beijos assustados
Elida Kronig, a original!

Frase do Dia

Derlis Palacios, o ministro de Setores Estratégicos do Equador, falando sobre a Odebrecht:

"O Equador se cansou desta empresa, se cansou que manipule os organismos de controle", afirmou o ministro. "Tem que haver um novo futuro para a contratação pública no país."

Conheço muitos brasileiros que gostariam muitíssimo de poder dizer a mesma coisa.

Beijinhos

Elida

Lenda do Urutau

Conta a lenda que Nheambiú, uma bela moça, filha do Tuxaua da nação Guarani, se apaixonou profundamente por um bravo guerreiro Tupi chamado Cuimbaé, que havia sido feito prisioneiro pelos Guaranis.

Nheambiú pediu aos seus pais que consentissem no seu casamento com Cuimbaé. Porém, esse e os posteriores pedidos foram terminantemente negados, com a alegação de que Cuimbaé era um Tupi, ou seja, um inimigo mortal dos Guaranis.

Não suportando mais o sofrimento, Nheambiú desapareceu da Taba, causando um enorme alvoroço.

O velho cacique mobilizou então todos os seus guerreiros para que procurassem, por todo o lado, a sua preciosa filha.

Após uma longa busca, a jovem foi encontrada no coração da floresta, paralisada e muda, como uma estátua de pedra. Ao vê-la, o pai sacudiu-a, mas ela não deu nenhum sinal de vida.

Então, o seu pai mandou chamar o feiticeiro da tribo, que a examinou dizendo o seguinte ao cacique:
- Nheambiú perdeu a fala para sempre; só uma grande dor poderá fazer Nheambiú voltar ao que era.

Então começaram por informar a jovem índia de todas as notícias mais tristes possíveis: a morte do seu pai e a de todos os seus amigos.

No entanto, nada surtiu efeito. A jovem continuou inabalável e intacta.

Então o pajé da tribo aproximou-se e disse:
- Cuimbaé acaba de ser morto.

Nesse mesmo instante, o corpo da jovem moça estremeceu todo e ela, soltando repetidos lamentos acabando por desaparecer da mata.

Todos os que ali se encontravam, cheios de dor, acabaram transformados em árvores secas, enquanto Nheambiú se transformou num Urutau ficando a voar, noite após noite, pelos galhos daquelas árvores amigas, chorando a perda do seu grande amor.
-- xx --
O Urutau é um pássaro solitário e de hábitos noturnos que dificilmente se deixa ver. Não constroem ninhos. Põem um único ovo num oco de galho de árvore e este ovo é chocado pelo macho. O tempo de incubação dura, aproximadamente, 33 dias. O filhote permanece mais 51 dias no ninho, um dos períodos de desenvolvimento mais longos para as aves no continente americano.

O pássaro adulto possui cerca de 37 centímetros de comprimento e 160 gramas de peso. A sua cor parda em tons de canela com riscas transversais e escuras permite-lhe adaptar-se perfeitamente ao galho da árvore, passando completamente despercebida. Lentamente, ele estica o corpo e levanta a cabeça até a cauda tocar o tronco. Sem abrir os olhos, a camuflagem se torna tão perfeita que o inimigo não consegue percebê-lo. Com isso, confunde-se com uma ponta de galho seco ou o prolongamento de uma estaca, uma camuflagem chamada "mimetismo de galho".

Muitas vezes é confundido com uma coruja porque possui olhos grandes e desproporcionais ao tamanho da cabeça larga e achatada. À noite, quando iluminados por uma lanterna, os olhos refletem uma luz avermelhada, visível a grande distância. Os olhos enormes são de grande utilidade para a sua vida noturna porque favorecem a entrada da luz no cristalino permitindo uma visão noturna privilegiada. Mas isto não é tudo. As pálpebras superiores do urutau possuem fendas que permitem que "veja mesmo com os olhos fechados". É por esse "olho mágico" que ele consegue enxergar em todas as direções sem precisar mexer muito a cabeça. Esta fenda também controla o movimento que ele faz quando algum predador se aproxima.

O urutau só dorme quando se sente totalmente seguro. A boca do urutau é enorme e muito parecida com a do sapo cururu, rasgada de tal forma que os seus ângulos alcançam a região posterior dos olhos. Essa aparência assustadora é usada como arma para afastar a maioria dos predadores e, é lógico, para facilitar a ingestão das suas refeições. Sai à noite para se alimentar de insetos noturnos, em especial de grandes mariposas, borboletas, cupins e besouros. Ele caça em vôo, nunca pousa no chão, preferindo voar alto de uma árvore para outra.

O seu grito é, provavelmente, o mais pavoroso de quantos se conhecem no mundo das aves. Em forma de "hu-hu-hu", que se faz ouvir após o anoitecer, procura, a solidão mais espessa dos bosques, de onde faz desprender a sua voz cheia de lamentos. Para muitos, a sua voz é semelhante ao clamoroso lamento de uma mulher que termina com amortecidos "ais". O seu canto provoca, portanto, espanto e piedade aos que possam ouvi-lo e é também fantasmagórico. "Meu filho foi, foi, foi" - interpreta o povo. Se você possuir o windows media player, poderá ouvir o canto do urutau (wma).

O Urutau é um pássaro que pertence à Ordem dos Caprimulgiformes, família dos Nyctibiidae. No Brasil, ocorrem as seguintes espécies: Nyctibius grandis (Urutau, Mãe-da-Lua Gigante); Nyctibius griseus (Urutau) e Nyctibius aethereus (Mãe-da-Lua Parda). Este pássaro habita na região norte e nordeste da Argentina, nas matas do Paraguai, no Norte do Uruguai e do Brasil, onde lhe são atribuídos vários nomes: Jurutaui na região amazônica; Ibijouguaçu entre os Tupis e Mãe-da-Lua entre os mineiros. Estas designações correspondem a diversas regiões linguísticas: à dos tupis e guaranis e à do idioma quichua.

Devido à sua existência misteriosa, o Urutau além das lendas é objeto de práticas supersticiosas. A par da voz queixosa e plangente, uma quase invisibilidade, confere-lhe o carácter de um ente misterioso. Muitos não o tomam por uma verdadeira ave, mas sim por um ser fantástico, inacessível à mão e aos olhos humanos. Já outros, porém, não duvidam de sua existência, mas consideram-no como um ente enigmático e superior, dotado de muitas qualidades fora das leis naturais, entre elas, o preservar das seduções e a pureza das jovens moças.

Conta-se que antigamente, matavam para esse fim uma dessas aves e tirava-se a pele que era, posteriormente, seca ao sol. Esta servia para os pais sentarem as suas filhas, nos três primeiros dias a partir do início da puberdade. No términus desse tempo, as jovens saíam "curadas", isto é, invulneráveis às tentações das paixões desonestas que as pudessem atrair. As qualidades sobrenaturais deste pássaro destacam-se nas crendices populares. As penas e a pele do urutau são para muitas pessoas bastante milagrosas. Assim, se para muitos o Urutau é, muitas vezes, associado a maus presságios, para outros e, segundo a mitologia Tupi-Guarani, trata-se de uma ave benfeitora (abençoada).

Os Guaranis acreditavam que partindo-se as asas e as pernas do pássaro durante a noite, no dia seguinte ele amanhecia perfeito. Segundo algumas crendices indígenas, esta ave noturna revestia-se de atribuições que são inerentes ao Cupido. As penas do Urutau eram eficazes talismãs de amor. Assim sendo, aquele que conduzir uma de suas penas, atrai a simpatia e o desejo do outro sexo; que se consegue qualquer pretensão com a escrita com uma de suas penas.

Dizem que foi dessa lenda que se originaram algumas superstições populares relativamente ao Urutau.

Uma dessas lendas, fala-nos de Jouma, um cacique dos Mocovies (Guaranis) que , surpreende a Marramac, nos braços de um estrangeiro e o mata com flechas. Porém, perde posteriormente a razão e transforma-se num Urutau.

Segundo uma outra versão, o Urutau é um menino, órfão de pai e mãe, que passa a vida muito triste, chorando a perda dos seus progenitores. Fita o Sol e a Lua e, quando os astros desaparecem, não faz mais do que lamentar-se.

Contava uma lenda também, que o urutau foi uma pessoa que não quis visitar o Menino Jesus, e por isso hoje chora arrependido de Novembro a Janeiro.

Outra lenda diz que "carta de amor escrita com pena de Urutau tem sempre resposta favorável".

Já outra diz que a pele dessa ave preserva as donzelas dos deslizes e as protege contra os alheios de intenções menos honestas.

Acreditava-se ainda, que as suas penas e as suas cinzas eram remédios contra doenças.

Há também quem diga que, na Amazônia, há o costume de varrer o chão, sob o véu das noivas, com as penas da cauda do Jurutauí (designação pela qual o Urutau é conhecido nesta região), a fim de se garantir para as futuras esposas todas as virtudes do mundo.

Outra das crenças mais curiosas no poder sobrenatural do Urutau é a que faz referências à sua posição face ao ciclo solar. Quando o sol nasce o pássaro volta a sua cabeça para ele e acompanha-o no seu percurso. Quando o astro caminha para o Poente, começa então a entoar o canto dolorido "U - ru - tau". Conta-se também que, Couto de Magalhães elevou o Urutau à categoria dos deuses, reservando-lhe o segundo lugar da sua teogonia Tupi. Todas essas considerações, entretanto, levam-nos a classificar o Urutau como um pássaro feérico (mágico), que existe por direito próprio.

Bjs

Ek

Brasileiríssima caipirinha

Gosto muito de caipirinha, com bastante açúcar e... um toque de hortelã.
Parece que dá um realce a mais, formando uma combinação perfeita para meu paladar que alguns amigos acham esquisito.

Pois bem, descobri que a receita original da caipirinha levava hortelão. E alho.

No Manual do Churrasco diz o seguinte: Caipirinha não é Batida

Na metade do século passado, nas propriedades rurais do interior paulista, peão que chegasse da lida molhado de chuva, fosse qual fosse o seu trabalho, não dormia sem tomar remédio para gripe. E qual era a receita desse remédio? Anote aí: uma dose generosa de pinga (da boa), um limão galego cortado em tiras finas, uma colher de sopa de mel, três folhas de hortelã fresca e dois dentes de alho descascados.

O limão galego cortado em tirinhas era esmagado num copo junto com o mel, as folhas de hortelã e os dentes de alho. Depois juntava-se a pinga e estava pronto o remédio. Era tiro e queda: gripe passava longe de quem se tratava com essa beberragem.

O efeito colateral também era tiro e queda: neguinho tomava uma “lapada” (copo cheio) do tal “remédio” e dormia a noite inteira feito um anjinho. Tinha gente que gostava mais desse lado do efeito e rezava pra chover todo dia.

Com o passar do tempo os dois últimos ingredientes foram simplesmente eliminados da receita, e o mel foi substituído por uma colher de sopa de açúcar. Acrescentaram duas pedras de gelo e o que era remédio transformou-se num drinque muito apreciado.

Há segredos para se preparar uma caipirinha realmente boa. Por exemplo, substituir o açúcar por adoçante artificial sempre vai deixar um gostinho estranho. Caipirinha e dieta não combinam. Use açúcar branco refinado, mais solúvel que o cristal.

Fazer uma jarra de caipirinha pode ser muito prático. Mas, se ela não for consumida com rapidez (toda a jarra!), o sabor da bebida vai ficar prejudicado. Culpa do suco de limão que fica amargo quando exposto durante muito tempo ao oxigênio do ar.

Use copos baixos e largos, do tipo usado para uísque. A bebida tem de ser preparada e servida no mesmo recipiente e essa é a medida ideal para que não fique amarga.

E, por último, nunca esqueça: caipirinha não é batida. As batidas também levam cachaça e frutas (pode até ser limão), mas são preparadas no liquidificador ou na coqueteleira. Caipirinha é amassada no copo. E fim de papo!

Viu? Parem de zoar com a minha cara e experimentem. Nunca mais vão querer tomar caipirinha sem hortelã!

EK

Cancelamento da cobrança de assinatura básica

Hoje me emputeci de vez com nossa Câmara dos Deputados.

Tenho mantido contato com a casa, reclamando de uma coisinha ou outra, afinal, sou 100% brasileira e com muito orgulho de minha pátria, ainda que a mesma viva nos pregando peças.

Há um Projeto de Lei, de 2001, que cancela a cobrança da assinatura básica das companhias telefônicas. Nossos irresponsáveis deputados vem enrolando, atrasando, encontrando todas as formas para que o Projeto não se transforme em lei. Com certeza sabemos que devem ter muitos recebendo propinas das companhias telefônicas. De outra forma, não se justificaria tanta embromação com uma lei que os beneficiaria também. O que nos leva à conclusão que a tal propina que recebem deve ser de valor bastante elevado (novidade!). Espero que eu esteja errada.
Obs.: Essa última frase não foi piada não, gente.

Fui novamente ao Fale Conosco da Camara dos Deputados e, como sempre, aproveitei a visitinha para mandar mensagem de igual conteúdo a todos os deputados.

O recadinho:

"Bom dia.

Como consumidora prejudicada por cobranças injustificáveis, peço urgência na transformação do projeto de lei que dispões sobre a absurda cobrança de assinatura básica pelas companhias telefônicas.

Gostaria também de receber uma lista de todos os integrantes da Câmara dos Deputados que estão enrolando, votando contra e atrasando o processo para que o mesmo se transforme em lei o mais breve possível.

Obrigada.
Elida

Proposição: PL-5476/2001 -> Íntegra digitalizada
Autor: Marcelo Teixeira - PMDB /CE

Data de Apresentação: 03/10/2001
Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário
Regime de tramitação: Ordinária
Situação: MESA: Aguardando constituição de Comissão Temporária .

Ementa: Modifica a Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997, determinando que a estrutura tarifária dos serviços de telefonia fixa comutada, prestados em regime público, seja formada apenas pela remuneração das ligações efetuadas.

Explicação da Ementa: Dispõe que o assinante pagará apenas a quantidade de pulso e minuto efetivamente utilizado; proíbe a cobrança de assinatura básica.

Indexação: Alteração, Lei Geral das Telecomunicações, critérios, fixação, tarifas, telefone fixo, exclusividade, pagamento, utilização, chamada, ligação telefônica, medida, pulso telefônico, proibição, cobrança, assinatura básica. "

Depois do envio da mensagem, recebemos um comunicado assim:

"Comunicamos o recebimento de sua mensagem.

Sua mensagem foi recebida com sucesso pela área responsável. Por gentileza aguarde, pois sua resposta será transmitida com a máxima brevidade possível.

Seu número de protocolo é: [vem o número de nosso protocolo]

Responda a pesquisa abaixo e ajude a Câmara a conhecer você"

O Projeto de Lei pode ser lido na íntegra, aqui:
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=34235

Se adianta? Não sei. Só tenho certeza de uma coisa: Eles estão muito zangados comigo, da mesma forma que estou me sentindo em relação a eles. No mínimo, posso dizer que estamos em empate. :)

Beijinhos

EK

Atualização de postagem:

Devo estar famosa em nossa Ouvidoria da Câmara, a "Casa de TODOS os Brasileiros", como diz no site. Recebi uma respostinha bastante simpática de Carlos Sampaio.

Antes, quero esclarecer aos meus visitantes e amigos que o objetivo aqui é mostrar que de nada adiantam as queixas sem ações que busquem a solução. Ações corretas, para que fique bem claro. :)

Se a minha indagação junto à Câmara será ouvida pelos nossos deputados, não sei. Se o projeto será transformado em lei, também não sei. Sei de uma coisa: se o projeto de lei que proíbe a cobrança for finalmente transformada em lei, sentirei muito orgulho. Estou ficando viciada nisso...


"Ouvidoria da Câmara dos Deputados
Sra.ELIDA
Comunicamos o recebimento de sua mensagem, nesta Ouvidoria Parlamentar, tecendo considerações acerca do PL 5476/2001, de autoria do deputado Marcelo Teixeira, que proíbe a cobrança da assinatura básica nos serviços de telefonia fixa.
Gostaríamos, inicialmente, de parabenizá-la pela iniciativa, que demonstra seu engajamento nas questões de interesse público, ao mesmo tempo em que se revela como importante ato de cidadania.
Consideramos, ainda, relevante, esclarecer a todos os cidadãos e autoridades que nos procuram sobre a real função da Ouvidoria. Trata-se, em verdade, de um canal de comunicação entre a sociedade e a Câmara dos Deputados, sendo que, através de manifestações como a sua, temos a oportunidade de encaminhar aos parlamentares as questões levantadas pelos cidadãos, de forma a subsidiar a análise e votação das proposições que tramitam na Casa.
Aliás, registramos a importância das ações desenvolvidas pela Ouvidoria em casos de repercussão nacional como o cancelamento do abusivo aumento de 91% dos subsídios dos parlamentares, o fim do pagamento das sessões extraordinárias e a diminuição do recesso parlamentar. Tudo isso ocorreu, em grande parte, em resposta à pressão que a sociedade exerceu sobre os parlamentares, através deste órgão.
Em atenção à sua mensagem, informamos que o exame dessa matéria coube a uma Comissão Especial, na Legislatura passada. Como a apreciação dessa proposição não foi concluída e, de acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados salvo algumas exceções todas as matérias em trâmite na Casa são arquivadas ao final de uma legislatura bem assim as Comissões Especiais, no dia 31 de janeiro de 2007 - último dia da 52ª legislatura - essa proposição foi arquivada, e a respectiva comissão especial, encerrada.
No dia 7 de fevereiro de 2007, início da atual legislatura, o deputado autor do projeto, Marcelo Teixeira, apresentou requerimento solicitando o desarquivamento da proposição, que foi deferido. Entretanto, para criação de nova comissão especial, aguarda-se despacho da Mesa Diretora, a quem cabe tal prerrogativa.
Para acompanhar a tramitação dessa matéria, recomendamos acessar o site, www.camara.gov.br no link "Projetos de Lei e Outras Proposições", informando o número e ano da proposição, no campo indicado.
Ressaltamos, por fim, a importância de os cidadãos manifestarem-se enviando mensagens aos parlamentares do próprio Estado e das demais unidades da Federação, bastando acessar o endereço citado acima, clicar em "Fale com o Deputado". Esse serviço permite que a pessoa envie mensagens a um deputado, a um grupo deles por estado, partido ou sexo, ou até mesmo para todos os deputados da Casa, sem ter que digitar um a um os endereços eletrônicos.
Atenciosamente,

Assessoria da Ouvidoria Parlamentar
Ouvidor-Geral Carlos Sampaio"

Beijinhos

EK

O poeta é um fingidor

Autopsicografia
Fernando Pessoa

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

27/11/1930