Softwares Livres que devem ser usados antes de morrer - II

Vamos continuar?

Na Parte I da série Software Livre é Uma Questão de Liberdade, dei uma lista de opções de navegadores livres. Não gostei muito porque minha raposinha de fogo ficou em terceiro lugar entre meus corajosos amigos e visitantes que experimentaram os navegadores. Flock e SeaMonkey estão na preferência dos iniciantes.

Na Parte II dessa série, trago uma lista de Softwares Livres tão poderosos quanto seus equivalentes em softwares comerciais. Photoshop, Corel, Ulead? Esqueça-os, Ignore-os!

1- Gimp = a versão livre do Photoshop. GIMP quer dizer GNU Image Manipulation Program. Em português o nome é Programa de Manipulação de Imagem GNU. Além da grande quantidade de ferramentas, o programa oferece um conjunto de scripts que permitem aumentar os efeitos indeterminadamente, dando mais liberdade ao usuário. Veja as telas do GIMP. Tem versão em português do Brasil
Site Oficial: http://www.gimp.org/
Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/The-GIMP.htm

2- Inkscape = programa de desenho vetorial. Versão livre do Illustrator, CorelDraw, ou Xara X, usando o formato de arquivo de acordo com o W3C standard Scalable Vector Graphics (SVG). Além do SVG ele é capaz de importar diversos formatos como EPS, PostScript, AI, WMF, JPEG, PNG, BMP, TIFF, dentre outros. Exporta o PNG para uso direto na web e pode salvar em SVG, EPS, PDF...
Site Oficial: http://www.inkscape.org/
Inkscape Brasil: http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil
Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/inkscape.htm

FAQ:

O que é GNU?
Pois é, já vimos essa sigla tantas vezes, né? Não vou entrar em detalhes agora mas, depois que terminar de verificar a lista que preparei, dê um pulinho nesse link, em arquivo txt (Notepad/Bloco de Notas - sem perigo), falando sobre o GNU.

O que é W3C?
É a organização responsável pela padronização dos formatos web, seja páginas da web (html, css, xhtml etc), imagens, linguagem, softwares, etecéteras. É um consórcio de empresas de alta tecnologia que batalham para levar a Web ao seu potencial máximo. Eles pesquisam e avaliam o melhor resultado para a World Wide Web, com a mais perfeita compatibilidade em todos os sistemas operacionais, navegadores, resoluções e tudo o mais. Eles trabalham pra caramba para que você possa visitar qualquer página com a formatação original do criador da mesma, só para citar um dos inúmeros exemplos do que esse consórcio faz. Para ter uma idéia mais clara, visite o site do W3C, note o tamanho do site e as inúmeras informações que ele contém. Infelizmente, a Microsoft não está nem aí para sua escolha, desde que esteja usando produtos dele. Acredite: se você é usuário e fã dos trecos desenvolvidos pela MS, tenha certeza de que não está vendo as coisas como elas realmente são.

Por enquanto é só!

Beijinhos

Nenhum comentário: