Cometa verde aproxima-se da Terra

A maioria dos brasileiros deverá estar entretida o suficiente pulando carnaval, e poderá não se dar conta de que um enfeite inusitado estará também decorando os céus.

Cometa Verde

O cometa Lulin, um cometa verde, deverá estar no seu ponto mais próximo da Terra justamente na terça-feira de Carnaval, dia 24 de Fevereiro.

O nome Lulin foi dado em homenagem ao telescópio utilizado em sua descoberta, localizado na China. As fotos foram feitas pelo astrônomo taiwanês Chi Sheng Lin, mas o cometa verde foi identificado pelo estudante chinês Quanzhi Ye, de 19 anos, em Julho de 2007.

Os astrônomos estimam que o cometa verde atingirá um brilho de magnitude entre 4 e 5. Isso significa que ele só poderá ser visto fora das cidades, onde o céu é escuro o suficiente. Mas estas são apenas estimativas, uma vez que esta será a primeira vez que o Lulin passará próximo à Terra e poderá ser observado em detalhes.

Atmosfera venenosa

A cor verde do Lulin vem dos gases que formam sua "atmosfera." Os jatos que emanam do núcleo do cometa contêm cianogênio - um gás venenoso encontrado em muitos cometas - e carbono diatômico (C2). Estas duas substâncias emitem luz verde quando iluminadas pela luz do Sol nas condições de quase-vácuo do espaço.

Apesar de tóxicos, os gases emanados pelo cometa não representam perigo. Primeiro porque ele passará a 60 milhões de quilômetros da Terra. Em segundo lugar, mesmo se o cometa passasse mais próximo, e a Terra cruzasse sua cauda, os gases não seriam capazes de penetrar nossa atmosfera, muito mais densa.

Ainda numa última hipótese, caso esses gases pudessem entrar na atmosfera da Terra, não haveria gases suficientes para representar qualquer perigo. Ou seja, o único efeito sensível desses gases tóxicos é de o tornar o Lulin um belo cometa verde.

No Carnaval, o Lulin deverá ser visto próximo a Saturno, na Constelação de Leão. Localizar Saturno não é difícil, mesmo a olho nu. É provável, mas não certo, que o cometa verde também possa ser visto a olho nu. (IT).

Já em outro site, a notícia diz:

Cometa Lulin pode ser observado até 24 de fevereiro


O cometa Lulin, descoberto por astrônomos de Taiwan e da China, está cruzando os ceús de várias localidades do mundo, inclusive o Brasil, e poderá ser visto em seu maior esplendor no próximo dia 24 de fevereiro. Neste dia, o brilho do fenômeno permitirá que seja observado por qualquer pessoa apenas com a ajuda de um binóculo.

Segundo especialistas, o cometa pode ser observado das 4h até o início da manhã nos dias que antecedem sua máxima. Já em 24 de fevereiro, ele se tornará visível desde o entardecer até o amanhecer do dia seguinte.

"Binóculo tem que ser utilizado de qualquer maneira porque o cometa está justo no limite de não ser mais visto sem instrumentos", informou o astrônomo chileno Arturo Gómez ao Terra Chile. De acordo com o pesquisador, um dia de clima ameno e lua pequena no céu serão condições astronômicas ideais para os curiosos enxergarem o cometa.

Na maior aproximação, o Lulin chegará a 60 milhões de quilômetros da Terra e depois nunca mais passará por aqui. O nome original do cometa é Lulin c/2007. Gómez explicou que a letra "c" indica que o cometa possui uma orbita que dura mais de 200 anos. (TC)

Bjs
Elida

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite pessoal. Bem sou de Brasília.
Na noite de sábado agora dia 7 de março de 2009 aproximadamente as 19 horas. Estava sentado na sala, quando do nada reparei uma luz pela janela, quando me virei fiquei impressionado com o que vi e bem nem acreditei de cara, achei que fosse um avião caindo pelo tamanho algo assim. Bom foi a coisa mais lógica que pensei, pelo tamanho. Mas isso foi um pensamento que passou como um susto. Era um cometa verde e muito grande, um verde vivo, passando horizontalmente. Isso que achei incrível ele não vinha direto do céu e sim da diagonal para horizontal. Era enorme e denso, foi uma coisa que não tenho como expressar como era bonito. Bem se alguém tiver alguma gravação ou foto dele passando pela terra. Não essas fotos e reportagens de fevereiro de carnaval, mas algo agora de março. Procurei na internet, perguntei para pessoas e pelo visto ninguém anda reparando o céu. Apenas eu e minha mãe virmos. Durou aproximadamente uns 8 segundos, do momento que vi até quando ele sumiu no horizontal atrás das nuvens, já que nesse dia a noite de Brasilia estava com nuvens no horizonte, mesmo assim clareou a nuvem com aquele verde vivo, claro. meu email para alguma notícia: fab8019@hotmail.com obrigado.