O pequeno grande Japão

Todos devem ter ouvido sobre o terremoto e o tsunami no Japão. Não sei se repararam no posicionamento do governo japonês, frente a essas catástrofes e suas consequências; mais exatamente, no risco do acidente nuclear.

Naoto Kan, primeiro-ministro japonês não tem escondido nada, revelando a situação tal e qual ela se encontra. Acabei de ler uma notícia no Yahoo, onde ele diz que a situação está crítica, que tem risco disso e daquilo. Um espanto para nós, brasileiros, habituados a ouvir os famosos "a situação está sob controle" (mesmo quando estamos vendo que a realidade é o oposto disso), "já estamos tomando as providências" (quando agem, coisa rara) ou a mais usual de todas, as tais reuniões "para avaliar a situação e ver o que pode ser feito". Mais um ponto a favor do Japão: eles não falam que vão fazer isso ou aquilo - eles agem!

Quem dera o nosso Brasil pudesse aprender um pouco sobre governança, no quesito governo-povo...

Bjs orientais.

Orgulho de pertencer à minoria

Dados estatísticos retirados do site do Minstério da Cultura:

Apenas 13% dos brasileiros frequentam cinema alguma vez por ano - estou entre elas: Cinema e tevê, normalmente me dão sono. Gosto de curtas, acho que serve, não é?.

92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus - adoro museus, estou na minoria dos 8%.

93,4% dos brasileiros jamais frequentaram alguma exposição de arte - Centro Cultural Banco do Brasil, o dos Correios, o da Justiça Federal... São lindíssimos, sempre com exposições belíssimas. Estou na minoria dos 6,6%, orgulhosíssima.

78% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculo de dança, embora 28,8% saiam para dançar - não assistiram nem o Maracatu, grátis, na Lapa? Sou da minoria dos 22% que já assistiram.

Mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso - minha cidade tem mas isso é mais uma questão de política das prefeituras do que desinterese da população.

O brasileiro lê em média 1,8 livros per capita/ano (contra 2,4 na Colômbia e 7 na França, por exemplo) - estou na minoria, acima da média francesa.

73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população - adoro ganhar, comprar, cheirar, manusear livros. Concordo.. sou um tantão egoísta com meus livros: não empresto. Peça-me dinheiro mas não me peça meus livros...

82% dos brasileiros não possuem computador em casa, destes, e 70% não tem qualquer acesso a internet (nem no trabalho, nem na escola) - esse dado é até difícil acreditar

56,7 % da população ocupada na área de cultura não têm carteira assinada ou trabalha por conta própria - trabalho por conta própria; sou minha chefa e não abro mão disso. Também não tenho do que reclamar...rs

Adoro ser uma pessoa rara! E você? :)

Bom Carnaval pra todos. Separei um monte de livros e vou tirar esses dias pra ler. Estarei totalmente off-tudo.

Bjs carinhosos

Coisa chata essa discussão sobre Presidente ou Presidenta

É claro que os mais tradicionais sempre vão preferir 'a presidente'. Quando o contexto pede, apresento-me como 'a presidente', mais por costume mesmo, advinda da educação tradicionalista que recebi.

Os linguistas modernos chegaram à conclusão de que:

Quem faz a língua é o povo.

Portanto, sendo Dilma a representante máxima do povo e chefa geral da nação brasileira, utilizar a forma 'a presidenta' passou a ser parte do nosso vocabulário. Você acha feio? Pode até ser mas talvez esse 'feio' seja apenas por falta de costume nosso em ouvir presidenta, chefa (essa já estou careca de ouvir). Vai ficar mais bacana ainda se as alunas decidirem reivindicar 'a estudanta'...rs

Bjs carinhosos
Elida