O espaço está para peixe

Os russos conseguem a  imagem de mais alta resolução do planeta colorido (azul, não; colorido). O satélite russo Electro-L fez imagem da Terra com 121 megapixel (quero uma câmera e uma filmadora russa). Cada pixel corresponde a uma área de aproximadamente 1 Km2. Diferentemente de imagens semelhantes já divulgadas pela Nasa (mosaicos de várias fotos menores unidas digitalmente), o Electro-L é capaz de capturar todo o disco terrestre em uma única exposição. Uma foto e tanto de nossa linda casa.




Resolução: 1280x1280. Abra inteira.


Apesar da aparentemente perda de ponto da NASA no quesito foto, convém lembrar as famosas fotos da Galáxia Andrômeda, Milk Way, o Olho de Deus (Nebulosa Helix). E os vídeos da Criação do Olho de Gato (parte 1 - parte 2). Confesso que entre os trilhões de sites da NASA, sou fã da Hubble. A seleção de imagens é de outro mundo (literalmente?).  As três imagens que citei são da Hubble e não é mera concidência.

Com tanto prazer por temas astronômicos e espaciais, era de se esperar que eu fosse fã de flmes de ficção científica. Não sou. Tirando raras exceções, as obras do gênero são de péssimo gosto com uma colagem de  situações absurdas associadas a alienígenas assassinos ou parasitas. Star Trek foi um sucesso por causa da equipe da Enterprise, não pelas situações ficcionais. Ver o duelo da lógica do Spok contra a emotividade e subjetividade do dr. McCoy sendo tão charmosamente sintetizadas no Jim era uma tentação. George Lucas não teve intenção mas levou a situação do trio da Entrerprise para os dois robozinhos do Star Wars, R2-D2 e C-3PO - eu não consigo desassociar R2-D2 e C-3PO do trio Spok-McCoy-Jim.

Uma notícia astronômica: Os 4,7 mil perigos à Terra
NASA identificou 4,7 mil asteroides potencialmente perigosos para a Terra, de acordo com dados da sonda Wise, que analisa o espaço com luz infravermelha. Segundo a agência espacial americana, eles estão relativamente próximos, a cerca de oito milhões de quilômetros. Além disso, são suficientemente grandes para causar danos se caírem na superfície do nosso planeta.

Boa semana! :)

Bjs carinhosos
Elida

Nenhum comentário: