Treze dias sem internet

Direto. Foi a minha melhor experiência neste Carnaval. Foram exatamente 13 dias fora do mundo virtual. Celular passou praticamente desligado nas duas últimas semanas, poucas horas por dia ligado. Totalmente desconectada da tecnologia, aproveitando o ponto alto da cultura do meu Rio de Janeiro.

Desfile de Escola de Coreografia? Lembrei que isso existia no dia seguinte, na praia, com os vizinhos de areia comentando os desfiles do primeiro dia. Ignoro se estava a melhor mas parabéns ao Paulo Barros por mais este campeonato. Parabéns ao meu Salgueiro pelo segundo lugar e parabéns à São Clemente que não sei em que lugar ficou mas que foi muito elogiada pelos praianos. Pelas fotos que vi, a Luiza Brunet continua a magnífica da Passarela - estava linda e elegante. A apuração até gosto de ver e, se o charmoso Paulo Barros foi aquela rocha inabalável de tranquilidade, perdi a melhor parte.

O sol e os blocos foram os reis do Carnaval de 2012. Vejo reclamarem do número de banheiros mas, de minha parte, bebi muita água e não cheguei a sentir falta nem pensei sequer em arriscar em ser presa como mijona. O suor deve ter se encarregado de manter a bexiga equilibrada. O problema não é o número de banheiros e sim, o excesso de álcool.

Faço coro aos que reclamaram da falta de segurança no Centro do Rio. Vi pouquíssimas autoridades e estes nada faziam ao verem passar correndo os maus elementos - a não ser quando os assaltados eram turistas. Impressionou-me o número de adolescentes assaltantes. Pelas roupas limpas e pelo visual bem cuidado, alguns deixaram claro serem de famílias mais elevadas. Atenção, mamães e papais! Procurem confirmar a origem dos "presentes" que os filhos recebem antes que aconteça de serem chamados pela delegacia.

Nunca vi tantos helicópteros no céu. Estava imaginando como seria engraçado ver guardas de trânsito voadores ordenando os pilotos. Cartoon ao vivo! :)

Grata aos grupos de jovens, aos rapazes, aos maduros, aos senhores da terceira idade, brasileiros e estrangeiros de toda parte que vieram sambar comigo. Especialmente ao casal de alemães, que o marido pediu para deixar filmar enquanto tentava ensinar à esposa a sambar. Prometeram que iam me mandar o vídeo e cumpriram. Primeira vez que me vejo sambando - dá pra honrar a camisa de carioca. Grata também aos pandeiristas e outros instrumentistas que me honraram com suas batidas dedicadas a aquecerem meus parcos requebres.

Dois mil e doze, o Carnaval dos Carnavais. Amei cada segundo, cada batida da percussão. Tinha que encerrar com chave de ouro e nada melhor do que uma cervejinha acompanhada de uma excelente companhia. Ontem, no final da tarde da volta pra casa, gozei da companhia do amigo mais charmoso, gostoso e, principalmente, inteligente do meu Rio. Foi nem chave de ouro, foi chave de platina. Grata, amigo, pelas horas agradáveis e ricas que me proporcionam os bate papos contigo.

Hora de retornar ao trabalho. Resta-me torcer para que 2013 supere a marca.

Bjs carinhosos
Elida

Ui, que arrepio!...

Gosto muito do trabalho do Flávio Venturini. Adoro Noites com Sol, Céu de Santo Amaro, Princesa e mais um monte (todas). A Criaturas da Noite tem uma coisinha a mais que sempre me dá arrepios, não sei porque. Deduzo que seja pelo carinho com que ele dá vida ao teclado. Flávio tem essa marca, dá sempre a impressão de que instrumento e artista são apenas um, num mundo paralelo onde tudo é possível... Ou divinamente incrível. :)



Bjs carinhosos

Segurança Pública é um caso sério, muito sério, seríssimo...

É lamentável a situação de insegurança e terror que vemos hoje na Bahia. Apesar deste lado muito triste, continuo ao lado dos PMs da Bahia, do RJ, de SP, de MG e de qualquer estado brasileiro.

PMs, Policiais Civis, Bombeiros - todos da área de segurança, recebem um miserê de salário que deixa em permanente insegurança aqueles que atuam na linha de frente pra manter a segurança. É ilógico, irracional e desumando o piso salarial da categoria.

A violência da terra do cacau serve pra comprovar um detalhe que explica porque considero a segurança o primeiro item da lista de prioridades:
- não adiantam hospitais de primeiro mundo se o cidadão não tiver a segurança para se deslocar de sua casa pra gozar deste benefício.
- de nada servem as escolas no melhor exemplo de arquitetura, melhor corpo pedagógico, melhor em tudo se os alunos não tiverem segurança para percorrer o trajeto de casa ao estabelecimento de ensino.

Sem segurança de nada nos adianta ter o melhor em nada porque não poderemos sair de casa para aproveitar nada. E devemos agradecer à sorte por, ainda sem segurança, ser possível nos mantermos em casa.

Vejo a imprensa manipulando a opinião pública contra o movimento dos PMs baianos, que não estão pedindo nada mais além do que lhes foi prometido e do que lhes é de direito: um salário digno da profissão, que os permita viver e sobreviver com segurança, a mesma que eles são obrigados a prestar à população por força da ingrata profissão que escolheram.

Vem o governador com um papo de "coitadinhas das crianças" mas as escolas públicas estaduais foram as únicas que não suspenderam as aulas, colocando em risco a integridade dos alunos que são crianças e jovens.

Não é a PM que está quebrando tudo, praticando saques, cometendo homicídios: é a população de Salvador! A mesma que se queixa em altos brados pela onda de terror que ocorre em Salvador e que pede o fim da greve para o retorno da PM às ruas.

O exército, a força disso e daquilo, daqui e dali e de acolá foram postos nas ruas para garantir a segurança pública. Um efetivo de mais de 3 mil homens foi enviado à Salvador contra uns mil grevistas.

Por que está acontecendo tanto terror em Salvador? Cadê as forças que foram enviadas à cidade "para dar segurança aos contribuintes"? Onde eles estão, para "proteger o povo e manter a ordem pública"? Estão aglomerados em torno da AL...

Mais importante que proteger o cidadão para evitar o clima de guerra em que se encontra hoje a cidade, é cercar AL. E o povo, como fica? Não fica, é óbvio!

Puro conto do vigário urbano vivem hoje os baianinhos.

Bjs carinhosos
Elida