Fazendo as contas

Agora que parei e entrei de férias de fato. Janeiro e fevereiro é tempo de trabalho interno, e é também quando verifico e ajusto meu planejamento e programação anual. É período de trabalho calmo, sem estresse e sem correria. Trabalho pela manhã, e curtição de verão no restante do dia.

Nos anos anteriores, mesmo tendo que direcionar muito do tempo aos estudos, aproveitei bastante o verão. Passei quase todas as tardes e metade das noites nas praias e foi muito bom. Conheci algumas do Brasil e de países vizinhos. Curti cada segundo até a última gota.

Carnaval também é uma época que não dispenso. Ano passado tive oportunidade de experimentar uma das tantas semanas de pré-carnaval de Salvador e, sinceramente, achei horrível. Melhor dizendo, não achei horrível, apenas confirmei que é horrível. É evento para pré-adolescentes e adolescentes que estão nos primeiros passos com a bebida e com a agarração, precisando liberar o acúmulo de hormônios. Há espaço também para os mais velhos que esqueceram de amadurecer. Nada mais que isso.

Carnaval é na Lapa e nos blocos desconhecidos e familiares do Rio. Gosto dos blocos de Laranjeiras, Catete, Largo do Machado, Flamengo, Botafogo e Tijuca. São blocos em que dá para brincar à vontade,  conversar com os desconhecidos, relaxar e tomar uma nutritiva e energética água de coco. Blocos que ganharam fama são imprestáveis à diversão porque estão cheios de ladrõesinhos baratos e de gente que está atrás de briga. Na Lapa também tem que saber os pontos certos, caso contrário será atropelado por uma multidão igual à dos blocos famosos. Em 2012 ainda deu para brincar à vontade na Lapa, mesmo nos pontos mais críticos. Esta ano estava absurdamente lotada, o contribuiu para provocar o estrago. Área da Fundição Progresso foi riscada da minha lista carnavalesca. Nas ruas transversais é que a coisa fica boa, tranquila e divertida. Brinquei muito na Gomes Freire e nas ruazinhas que quase ninguém vê. Passei uma tarde na Praça XV/Arco do Teles e também foi bem legal.

Em 2014 não sei se aproveitarei tão intensamente as praias e o Carnaval. Tem algumas coisas minhas que preciso fazer e que demandarão tempo. Ou faço nos primeiros meses do ano ou passarei 2014 tendo que aproveitar os momentos de folga para mexer nisso. E como tempo de folga é raridade entre março e primeiras semanas de dezembro, acabarei tendo esses resultados apenas a partir de metade de 2015. É o que eu quero evitar. Usando os primeiros meses de 2014, há grande chance de ter os resultados ainda este ano.

Há de considerar o meu anjo também. Temos pouco tempo em que podemos curtir um ao outro e este pouco tempo foi mínimo este ano por causa das tarefas com a especialização e o TCC. Foi gostoso vê-lo me fazer companhia, deitado no meu sofazinho e aproveitando para colocar a leitura em dia. Raphael deve ter lido uns 50 livros, ou mais, este ano. Apesar dele dizer que foi uma ótima oportunidade para relaxar e atualizar seus conhecimentos, e de eu saber que ele está sendo sincero e não apenas dizendo isso para me agradar, tenho consciência de que preciso compensá-lo. Após as 17h meu tempo será apenas dele, para nossas longas caminhadas pelas areias do Ponto 1 ao Recreio e para taças de vinho nos lounges que ele adora, por serem exclusivos. Também gosto desses lugares, são discretos e de muito bom gosto em tudo. Quando sairmos do Rio, para visitar os lugares que ele gosta, como a Jamaica, o tempo será 24 horas dele. Sem tecnologias a furar a barreira. Nada de e-mails, planilhas, relatórios, calendários, eventos, estudos, trabalho.

Seja como for, sei que 2014 será mais tranquilo por causa da Copa do Mundo. O Brasil vai parar em junho e julho, o que também me dará a oportunidade de reajustar as minhas coisas se eu realmente tirar os primeiros meses de 2014 para fazer o que tenho que fazer. Caso contrário, será no período da Copa que poderei mexer nisso e não sei se quero esperar tanto tempo para tal. E não posso esquecer da viagem à Mato Grosso, no final de janeiro; Jamaica no início de fevereiro e Alemanha, em março. No segundo semestre quero tirar alguns dias de folga em países da América Latina que consegui visitar nos últimos anos.  Como foram visitas a estudo ou a trabalho, pouco tempo tive para me aventurar em pontos que não são considerados turísticos.

Às vezes, olho meu calendário e penso: Como é que consigo? Gosto dessa agitação, gosto de saber que tenho meu tempo integralmente ocupado, gosto de ter o que fazer a todo instante. Não preciso de passatempo porque meu tempo passa depressa e com bom aproveitamento. Cazuza tem razão, "O tempo não para, não para não". Não gosto de tempo que passa lento porque é sinal que está sendo ocupado com algo que não caiu no agrado. Gosto do meu tempo: veloz, ágil, positivo, repleto de resultados e como parte de um algo bem maior. Gosto dos tempos de pausa também, quando descanso da minha escalada para ajudar aos amigos. Sempre enriqueço minha bagagem nessas ocasiões e a cada ocasião, minha bagagem se torna, surpreendentemente, mais cheia e mais leve. Gosto especialmente dos amigos que posso ajudar  enquanto escalo porque tenho chance de acompanhar os resultados e o aproveitamento deles.

Gosto de acompanhar os meninos que foram trabalhar com música na Alemanha, as pessoas que alavancaram a carreira, as empresas funcionando e dando lucro. Gosto de ver amigos mais felizes que estavam há  alguns meses atrás e gosto mais ainda de saber que tem dedinhos meus tocando essa música à vida. Não me importo com os mal-agradecidos e ingratos, o Universo se encarrega deles por mim. E como quase  sempre estes acabam perdendo mais do que ganharam, prefiro manter-me prudente, sempre ajudando e sempre lembrando-me de agradecer e de mostrar-me verdadeiramente agradecida por qualquer contribuição ao meu crescimento, tenha sido esta uma contribuição positiva ou negativa. Tenho uma força dentro de mim que consegue reciclar negatividades em positividades, o que muito me orgulha. Esta é a característica que mais admiro em mim.

Enfim, há muito ainda a ser feito em 2014 e estou ansiosa para este novo ano e mais ansiosa ainda por 2015. Ainda bem que meu tempo corre e quando pensar em piscar o olho, já estaremos chegando no próximo ano ímpar.

Grata a todos que passaram pela minha vida e, antecipadamente, aos novos que passarão no decorrer de 2014. Que sejam estes seres de luz ou, se não forem, que ao menos não sejam tontos, a fim de que eu possa acrescentar-lhes algo de alguma forma e vice-versa.

Um brinde à vida, às opções de cada segundo, ao livre arbítrio, à autoaprendizagem e às auto construções.

Um magnífico 2014 a todos!

bjs
Elida

Nenhum comentário: