Vai abrir empresa no RJ? Prepare-se para penar e não ser atendido

Tenho acompanhado com interesse o purgatório que uma amiga tem passado para abrir empresa na cidade do Rio de Janeiro.

Pelo que pude perceber, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro não funciona para abertura de empresas. Desde setembro de 2013, ela vem preenchendo formulários e solicitações para tirar o alvará - que começa com a Consulta Prévia de Local pela prefeitura -, e não passa disso. Os protocolos que recebe, quando vai verificar o resultado da solicitação, diz que não tem solicitação com aquele número. Ou não tem o CPF dela cadastrado em nenhuma solicitação de Consulta Prévia.

O serviço 1746, que a prefeitura tanto promoveu, também não funciona. Ela mandou solicitação para esclarecimento de dúvida e a resposta foi para que usasse o telefone. Detalhe: minha amiga é surda.

Uma dúvida: Se há o serviço online do 1746, porquê a resposta que o solicitante recebe é para usar o telefone? Não havendo atendimento online, não precisa site para o serviço, não concordam?

Atendimento qualificado no Brasil é raridade. Geralmente, perguntamos uma coisa e o atendente responde outra, com informações que nada dizem respeito ao que perguntamos. Não sei se é má vontade, se é falta de neurônios ou o que seja, mas que a solicitação de serviços e de informações é um caos dentro de outro caos, é! Será que em outros estados e prefeituras também é assim?

Conversei há pouco com ela e parece que resolveu abrir empresa no Uruguai e, de lá, talvez faça uma filial no Brasil. Anda envolvida com o estudo das leis e requisitos para a abertura da empresa naquele país. Segundo ela, os impostos são bem mais em conta, a burocracia é menor, o processo de abertura parece ser mais rápido e até endereço comercial para uso dos iniciantes é fácil de obter. Ela fala com tanta empolgação que até dá vontade de abrir empresa no Uruguai também.

Parece que o Rio de Janeiro atravessa uma fase de "só funciona para os estrangeiros". Será que algum dia melhora? Será que a população vai aprender a não votar nesses partidos megalômanos, que nada fazem?

bjs

Nenhum comentário: