Defensores e "amantes" da Natureza: Vamos colocar os pingos nos ís?

Você acha a Natureza essencial? É um apaixonado pela Natureza? Incentiva seus amigos a preservarem o meio ambiente, a adotarem novas práticas em favor do bioma, e a incentivar os demais a despertarem a consciência sobre a dependência da vida em relação ao modo que tratamos o planeta?

Que ótimo! Muitos parabéns a você.

Porém, todavia, entretanto... Tenho uma simples pergunta a você:
Você, que é tão apaixonado e amante da Natureza, contribui para algum programa ou ação ao meio ambiente?
Não?
Então, por favor: Não enche a minha caixa postal de mensagens em defesa disso ou daquilo, querendo me convencer sobre importância da Natureza ou à sua paixão. Ao fazê-lo, anexe o seu comprovante bancário, com soma respeitável, a algum programa. Sem comprovante, nem se preocupe em me mandar e-mails porque eu tenho os meus comprovantes mensais; portanto, faço muito mais do que falar: eu parto para a ação ou para a colaboração a quem parte para a ação.

Aos insistentes e apregoados "amantes" da Natureza, segue a lista da fauna e da flora ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro.

  • Leontopithecus rosalia (Linnaeus, 1766) Mico-leão-dourado -- RJ
  • Calyptura cristata (Vieillot, 1818) Tietê-de-coroa, anambé-mirim -- RJ
  • Tijuca condita Snow, 1980 Saudade-de-asa-cinza -- RJ
  • Formicivora erythronotos    Hartlaub, 1852 Formigueiro-de-cabeça-negra, papa-
    formigas-de-cabeça-negra -- RJ
  • Formicivora littoralis Gonzaga & Pacheco, 1990 Formigueiro-do-litoral, com-com -- RJ
  • Cnemidophorus littoralis Rocha, Araújo, Vrcibradic & Costa, 2000 Lagarto-da-cauda-verde -- RJ
  • Liolaemus lutzae Mertens, 1938 Lagartixa-da-areia -- RJ
  • Physalaemus soaresi Izecksohn, 1965 Rãzinha -- RJ
  • Rhinocrichidae Rhinocricus padbergi Verhoeff, 1938 Gongolo-gigante -- RJ
  • Perissophlebiodes flinti (Savage, 1982) Siriruia -- RJ
  • * Acanthagrion taxaensis Santos, 1965 Libélula -- RJ
  • Praeviogomphus proprius Belle, 1995 Libélula -- RJ
  • Pseudocroniades machaon seabrai Mielke, 1995 Borboleta -- RJ
  • Turmada camposa (Plötz, 1886) Borboleta -- RJ
  • Dasyophthalma delanira Hewitson, 1862 Borboleta -- RJ
  • Episcada vitrea D'Almeida & Mielke, 1967 Borboleta -- RJ
  • Mimoides lysithous harrisianus (Swainson, 1822) Borboleta -- RJ
  • Parides ascanius (Cramer, 1775) Borboleta -- RJ
  • Panara ovifera Seitz, 1916 Borboleta -- RJ
  • Dirphia monticola Zerny, 1923 Mariposa -- RJ
  • Linckia guildingii Gray, 1840 Estrela-do-mar -- RJ
  • Diplodon dunkerianus Lea, 1856 Marisco-de-água-doce -- RJ
  • Diplodon pfeifferi Dunker, 1848 Marisco-de-água-doce -- RJ
  • Cassidulus mitis Krau, 1954 Ouriço-do-mar-irregular -- RJ
  • Natica micra (Haas, 1953) Búzio -- RJ
  • Petaloconchus myrakeenae Absalão -- & Rios, 1987 -- RJ
  • Hyphessobrycon flammeus Myers, -- 1924 -- Engraçadinho -- RJ
  • Leptolebias citrinipinnis (Costa, Lacerda & Tanizaki, 1988) -- RJ
  • Leptolebias cruzi (Costa, 1988) -- RJ
  • Leptolebias fractifasciatus (Costa, -- 1988) -- -- RJ
  • Leptolebias marmoratus (Ladiges, 1934) -- RJ
  • Leptolebias minimus (Myers, 1942) -- RJ
  • Leptolebias opalescens (Myers, 1941) -- RJ
  • Leptolebias splendens (Myers, 1942) -- RJ
  • Nematolebias whitei (Myers, 1942) -- RJ
  • Characidium grajahuensis Travassos, 1944 -- Canivetinho, mocinha -- RJ
  • Simpsonichthys constanciae (Myers, 1942) -- RJ
Antes de me mandarem o próximo e-mail "defendendo" a Natureza, não esqueçam de escanear e anexar à mensagem o seu comprovante de depósito bancário apoiando alguma espécie ameaçada de extinção.

Tenho comprovantes de 6 anos de colaboração, portanto, não ocupe o meu tempo com palavras vazias, ok? Colabore com alguma instituição de distribuição de neurônios antes, combinado?

Ainda de TPM com o Brasil e, principalmente, com os brasileiros sem ação.

Poupem-me, por favor!
Tenho muito o que fazer para perder meu tempo com cabeças de vento.
Já me viram disparar mensagens ou postagens deste tipo? Não, né? Pois é! E eu tenho atitude!...

Tenha consciência!

bjs
Elida

Nenhum comentário: