Qual foi a do Sereno de Campo Grande?

Discussão sobre religião na Marquês de Sapucaí? Evangélicos se intrometendo no samba? Sereno, vamos deixar as coisas bem claras: templo é templo, igreja é igreja, terreiro é terreiro e carnaval é carnaval, ok? Lugar de beatas e evangélicos é bem distante do Carnaval.

Lembro de Joaozinho Trinta, sendo proibido de expôr uma réplica do Cristo Redentor - um símbolo da Cidade mais que Maravilhosa - porque era pecado, porque ofendia os católicos, a fé, etc. E a Sereno, porque não foi barrada?

Respondendo rapidinho ao amigo que pergunta como foram os desfiles das escolas do grupo de acesso nesses dois últimos dias: as escolas estavam bonitas. A Império Serrano e a Tradição foram as únicas a não passarem correndo, cronometraram corretamente o tempo de desfile, as outras escolas correram para não ultrapassar o tempo de 55 minutos. A Império estava linda e veio toda certinha. A Estácio de Sá foi a que mais correu e, caso a pontuação fosse levada a sério, finalizaria nas últimas colocações. Na minha opinião, ficariam a Império e a Caprichosos entre as primeiras.

Não dá para aceitar é que escolas de samba que desfilam na Marquês de Sapucaí organizem seus desfiles tão precariamente e tão sem a devida atenção, a ponto de ocorrer o que aconteceu com aquela em que as fantasias não chegaram a tempo e os componentes tiveram que desfilar com a roupa do corpo. Recursos do governo (nosso dinheiro) elas recebem, pois que cuidem para que tudo saia como deve ser, prevendo todas as imprevisibilidades quantas forem possíveis prever. As escolas do grupo especial entregaram as fantasias a quase um mês antes do desfile; as escolas do grupo de acesso vieram entregar esta semana e, em alguns casos, no mesmo dia do desfile. É imperdoável!

Para piorar, transmissão da Globo! É para acabar com o Carnaval de qualquer um.

No final do Carnaval, te passo minhas impressões mais detalhadas porque está quase na hora da nova rodada. :)

Meu anjo, não acabou o Carnaval ainda mas deu tempo de um resumo básico para poder te responder mais detalhadamente.

No novo Grupo de Ouro (grupos de acesso A e B), 1 escola vai para o Grupo Especial e 3 escolas vão descer. A maior preocupação do Grupo e Ouro é não estar entre as 3 que vão descer. Os jurados darão suas notas com pré-julgamento, evitando dar as maiores pontuações para as escolas que estavam no Grupo B em 2012, ainda que façam um desfile impecável.

As escolas que estavam no Grupo B em 2012, com menores chances de saírem campeãs: Unidos de Vila Santa Tereza, Unidos de Padre Miguel, União de Jacarepaguá, União do Parque Curicica, Caprichosos de Pilares, Tradição e Alegria da Zona Sul.

O antigo Grupo A, de onde os jurados escolherão a campeã: Acadêmicos de Santa Cruz, Estácio de Sá, Acadêmicos da Rocinha, Unidos do Viradouro, Paraíso do Tuiuti, Império Serrano, Acadêmicos do Cubango e Império da Tijuca.

A Unidos Porto da Pedra e a Renascer de Jacarepaguá estavam no Grupo Especial em 2012. A Unidos do Jacarezinho desfila no Grupo de Ouro 2013 por ter sido a campeã do Grupo C.

A Império Serrano veio linda e toda certinha mas dificilmente obterá a 1ª colocação. Ainda que a imprensa esconda, é claramente visível que a escola sofre alguma espécie de perseguição política, provocando seu congelamento distante do Grupo Especial. A Inocentes de Belfort Roxo, que desfila em 2013 no Grupo Especial, foi a campeã do Grupo A em 2012, numa das classificações mais berrantes pela falta de lisura na história do Carnaval carioca. A Inocentes ganhou o primeiro lugar apenas porque o presidente é também o presidente da Lesga. Não houve mérito na classificação, a Inocentes de Belfort Roxo apresentou um desfile repleto de falhas que foram ignoradas pelos jurados. A verdadeira campeã, com todo mérito, teria sido a Império Serrano.

Ao amigo alemão, que perguntou sobre como é feita a escolha das melhores escolas: Os jurados são a incógnita do Carnaval. Eles nunca veem o mesmo desfile que todos veem, resultando em pontuações antecipadamente marcadas para melhorar ou piorar a posição das escolas. As justificativas são as mais descabidas. O campeonato da Inocentes de Belfort Roxo no ano passado ilustra bem a falta de honestidade da competição. Pelo regulamento, todas as escolas entram na avenida com a pontuação máxima e, no decorrer do desfile, as falhas vão sendo somadas e descontadas. Uma das práticas adotadas para colocar a escola para baixo, é tirar alguns pontos do casal de Mestre-sala e Porta-bandeira e muitos pontos da harmonia e das alegorias.

Entre as cotadas para descer: Unidos da Vila Santa Teresa (desfilou sem fantasias), Sereno de Campo Grande (não tem tradição e não trouxe nada de especial para a avenida) e Unidos do Jacarezinho (veio do Grupo C, os jurados cortarão muitos pontos). Não fosse o pré-julgamento dos jurados, a Caprichosos de Pilares estaria concorrendo ao título, juntamente com a Império Serrano. 

Bjs carinhosos.

Nenhum comentário: